sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CHEESECAKE DO VINNY COM COBERTURA DE FRUTAS VERMELHAS DA CRIS!

Este foi o cheesecake do meu aniversário deste ano! No ano passado também teve!

Este bolo é uma tentação! Vários amigos amam e eu e o Vinny já fizemos em vários eventos aqui em casa. Já até demos de presente de aniversário para um amigo, o Xavier, marido da Fernanda. Ele ama esse bolo!

O Xavier e a Fernanda apagando as velinhas do cheesecake que ele ganhou de aniversário!
RECEITA
INGREDIENTES
1 pacote de biscoito de maisena (triturado)
3 a 4 colheres de sopa de manteiga derretida
3 colheres de sopa de açúcar
3 caixas (225g cada) cream cheese, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
2 colher de sopa de suco de limão
2 colher de chá de raspas de limão
1 xícara de creme de leite batido (se tiver sour cream é melhor)
4 ovos grandes

MODO DE FAZER
1. Preaqueça o forno a 160°C
2. Misture o biscoito de maizena triturado com a manteiga derretida e as três colheres de açúcar (deve ficar com consistência de areia molhada). Pressione firmemente a mistura no fundo da assadeira para formar a base do cheesecake.
3. Asse por aproximadamente10 minutos (até começar a dourar), remova do forno e reserve.
4. Diminua a temperatura do forno para o mínimo e coloque uma outra assadeira com água na prateleira inferior.
5. Bata o cream cheese até ficar com consistência lisa, junte o açúcar, o suco e as raspas do limão e continue batendo lentamente até que fique tudo bem incorporado.
6. Adicione o creme de leite (sour cream), misture bem e comece a acrescentar um ovo de cada vez, mexendo vagarosamente e só adicionando o ovo seguinte quando o anterior estiver completamente incorporado. Despeje a mistura sobre a base na assadeira.
7. Asse na prateleira superior do forno, por 60 a 90 minutos em temperatura baixa, até que o centro do cheesecake fique firme. Desligue o forno e deixe esfriando dentro do forno por 1 hora.
8. Retire e deixe chegar à temperatura ambiente sobre uma grelha. Envolva a assadeira em filme plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro.
9. Use a cobertura que desejar (limão, morango, goiaba, frutas vermelhas)

COBERTURA DE FRUTAS VERMELHAS
INGREDIENTES
Mais ou menos umas 4 xícaras de chá de frutas vermelhas variadas, morango, mirtilo, amora, framboesa
Se for época de morango eu uso mais morango na receita.
Açúcar refinado à gosto (eu geralmente coloco até cobrir as frutas)
2 colheres de sopa de extrato de baunilha (já postei a receita aqui)

MODO DE FAZER
Lave bem as frutas vermelhas e corte em pedaços não muito pequenos. Acrescente o açúcar e o extrato de baunilha e coloque na geladeira por mais ou menos1 hora. Deixe que se forme uma calda. Tire da geladeira e leve ao fogo baixo por mais ou menos 1 hora. A calda vai reduzir e encorpar e ficar de uma cor maravilhosa. Daí é só esperar esfriar e jogar em cima do cheesecake. Essa receita serve para vários tipos de bolo, inclusive pode ser recheio também. Aqui em casa a gente usa até como calda no sorvete. Você guarda na geladeira e que ela dura por muito tempo. Fica até mais gostosa com o tempo.

Tem uma dica de uma amiga que é chef de cozinha, Adriana Nasser. Você pode baratear a calda usando frutas vermelhas congeladas. Aqui em Brasília eu compro no Extra. Já vem separadinho em pacotinhos de 400 g. Fica tão bom quanto as frutas frescas mas, bem mais barato. Você pode comprar framboesa, mirtilo, morango e amora e usar 1/4 de cada pacote e guardar o resto. É bem econômico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário